Para saber se o seu negócio é franqueável, existem três indicadores essenciais que devem ser analisados: estrutural, financeiro e operacional. Vamos entender cada um agora!
Já que franquia boa, é franquia que dá dinheiro, vamos começar pelo financeiro! Não basta ser um bom negócio, ele precisa dar lucro, para você e para o seu franqueado. Analise friamente se seu negócio continuará com uma boa margem de lucro para o franqueado se:
Outro ponto importante no indicador financeiro é o payback, caso aumente o valor de investimento inicial em cerca de 130% do valor investido para começar o seu negócio, o payback ocorrerá entre 20 e 24 meses?
O investimento inicial precisa deste aumento considerável, pois o seu franqueado estará investindo em um negócio pronto, e isso incluirá o pagamento da taxa de franquia e de todas as melhorias que você fez em seu negócio, com todo o equipamento necessário para começar a operar.
Se você analisou o indicador financeiro e ele resulta em lucro para você e seu franqueado, agora analise a parte operacional do seu negócio:
Certo, analisada a parte operacional, pense agora na estrutura: você tem estrutura para atender seus franqueados? É possível dar suporte a todos, não importa a região do país? Se sim, você está pronto para dar o primeiro passo!
ALGUMAS DICAS EXTRAS:
Lembre-se de estudar seu mercado: quem são seus concorrentes? O que, quanto e como vendem? Qual o share de mercado deles? Qual o público-alvo?
Antes de tudo, teste o seu negócio com o seu dinheiro, para poder replicá-lo, você terá que testar e reformular sua operação até que ela se consolide.
Após fazer todas essas análises, se o seu resultado for positivo, está na hora de começar! Mas não se esqueça de dois pequenos detalhes: abra o CNPJ próprio do seu negócio e registre sua marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Esses dois passos são essenciais para que qualquer negócio seja legal perante a lei.